Postado em domingo, 1 de março de 2009

ONG de Alfenas coordena projeto contra Aids na região

Um plano de ação desenvolvido pela MGA (Movimento Gay de Alfenas e Região) desde de dezembro espera atingir, pelo menos, mais de 60 cidades do Sul de Minas.


Alessandro Emergente

Um plano de ação desenvolvido pelo MGA (Movimento Gay de Alfenas e Região) desde de dezembro espera atingir, pelo menos, mais de 60 cidades do Sul de Minas. O objetivo é a prevenção da DST/Aids (Doenças Sexualmente Transmitidas/Aids). O projeto batizado de MGA Itinerante é financiado pelo Governo de Minas e integra o Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids, do Ministério da Saúde.

Para desenvolver o projeto, o MGA organizou oito cidades pólos do Sul de Minas que por sua vez convidam outras oito cidades pertencentes a sua microrregião. A ONG (Organização Não-Governamental) de Alfenas fica responsável pelo repasse mensal de materiais de prevenção como preservativos e cartilhas de orientação para que se evite a propagação da doença. Além disso, semanalmente oferece apoio para organização das ações através de palestras e aconselhamentos estratégicos.

O projeto MGA Itinerante foi aprovado dentro da verba destinada ao Terceiro Setor (as ONGs) para o segmento gay, chamado Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DSTs entre Gays, HSH (a sigla signifca homem que se relaciona com homem) e Travestis.

O presidente do MGA, Marcelo Dias, e o fundador da ONG, Sander Simaglio, explicam que o trabalho é de prevenção e conscientização. Nesta semana, por exemplo, a secretária de Saúde de Pouso Alegre, Ana Cláudio Raposo Braga, - cidade governada pelo PT - deverá estar na sede do MGA para conhecer as ações do MGA para ajudar a estruturação de uma ONG gay que está surgindo em Pouso Alegre, uma das oito cidades pólos do projeto.

A direção da ONG destaca o apoio recebido do prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin, ao projeto com a disponibilização de uma sala na sede do município para o projeto. A cidade também é uma das cidades pólos do projeto e agrega outros municípios da região Sudoeste do Estado.

As oito cidades pólos do projeto são: Varginha, Poços de Caldas, Carmo do Rio Claro, Três Pontas, Campo Belo, além de Pouso Alegre e São Sebastião do Paraíso.

Sander diz que a escolha levou em consideração o surgimento de militâncias gays ainda principiantes. Explica que o projeto visa o combate da doença, mas paralelamente ajuda a organizar o público homossexual em outras cidades da região. A intenção é ao final do projeto já ter condições fundar a Federação Sul Mineira de Homossexuais, o que será possível com a oficialização de novas ONGs do segmento.

Nove Anos

O MGA completa neste mês de março nove anos de história. Em 2000, começou a surgir a militância gay em Alfenas, mas só em maio de 2003 é que a ONG foi registrada. Antes disso, propôs o anteprojeto da Lei Municipal (Lei nº 3.277/2001) que pune discriminações contra homossexuais, apresentada pelo vereador Antonio Natal Simaglio.

Em 2003, o MGA tornou-se de utilidade pública municipal e um ano depois, de utilidade pública estadual. Mas o primeiro recurso financeiro do Estado para projetos só veio em 2005.

A entidade é Centro Sul Mineiro de Referência Homossexual, atuando como capacitadora em homofobia de funcionários públicos, membros da Defensoria Pública de Minas Gerais e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Atualmente, desenvolve projetos como oInstituto de Informática em parceira com os Correios e a Academia MGA Fitness, para portadores do HIV. Nesta semana, a ONG também inicia o projeto Sopão do MGA que atenderá 75 famílias carentes. Três vezes por semana, as famílias terão disponibilizados um sopão feito por voluntários na sede da ONG. O projeto é desenvolvido através de parcerias como com o Presídio que disponibilizará os legumes e o macarrão doado pela empresa Parati.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo